"A harmonia é a linha de conduta da qual toda ação humana deve proceder" - Confúcio
"A suavidade de todas as coisas anula a dureza de todas as coisas" - Lao Tzu

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Um convite aos parceiros e parceiras

A filosofia está presente em minha vida. Depois de um tempo sem ir nas aulas de Gnosis, pude novamente participar de uma hoje. Provavelmente vocês não conhecem esta escola, mas posso resumi-la, no máximo, chamando-a de Filosofia da Vida.
Podemos ver que a Filosofia ensinada nas escolas e universidades, no geral, tratam principalmente da filosofia de Platão, Sócrates, Aristóteles, Epicuro, enfim, filosofias que aprendemos e podemos aplicar em nossa vida. Ao nosso conhecimento limitado ainda podemos reparar que existem crenças e filosofias como o espiritismo, o budismo, Hare Krishna, etc., que buscam o conhecimento do ser baseando-se em técnicas de meditação, mantra, respiração, controle das emoções, da mente e do corpo. A partir destes, notamos os monges, os iogues e os faquires; pessoas que buscam o tal conhecimento e as técnicas que citei. Também sabemos que há tantas religiões, fundamentadas num único livro que é a Bíblia, mesmo que estas religiões se consideram distintas, talvez pelas várias formas de interpretação do livro sagrado que conta a história do maior líder da humanidade e o maior exemplo para nossa vida: Jesus Cristo.
Cautelosamente, afirmo que a Gnosis observa estas filosofias e ainda vai além, buscando o conhecimento verdadeiro, a sabedoria Universal, a partir do auto-conhecimento. Que esta escola do conhecimento da vida raciocína e relaciona todas as filosofias e religiões que são divididas, concluindo que o principal propósito, busca, entre elas é o mesmo. Que elas têm, sim, este ponto em comum que é a fé, de compreender a Deus e a Santíssima Trindade, ainda que muitas pessoas não entendam tal relação.
Admito que acabo aqui minha explicação muito verosímil sobre esta filosofia de vida, a fim de não ser mal entendido - se é que não fui ainda - pois não é a ocasião correta para entrar em discussões mais profundas, delicadas e provocantes. Não quero contestar a crença de ninguém, ao contrário, quero compreendê-la. A Gnosis não contesta, muito menos critíca e condena os religiosos, apenas observa, estuda e experimenta para comprovar. Ela usa da lógica e da prática para encontrar a razão. E é por isso que confio neste estudo analítico, pois penso que devemos considerar todos, e a partir de todos buscar um conhecimento que comprova a existência da nossa essência, através do experimento, pois só podemos confirmar quando comprovamos pessoalmente.
Hoje, então, saí da aula de Gnosis repleto de felicidade, num prazer imenso pela vida, pelas pessoas e pela luta por uma sociedade cada vez melhor. Cheguei em casa e não pude evitar de registrar, no meu blog, meu contentamento e a decisão que tomei. Por isso, antes de expandir minhas explicações sobre esta filosofia, o que seria impossível por falta de experiência, vou aprender ainda mais, despertar minha consciência, experimentar tudo o que for possível e reforçar meus argumentos, para em nenhum momento equivocar-me diante dos meus parceiros de vida. Reconheço que me falta muito conhecimento e sabedoria. Falta observar e corrigir meus defeitos e enganos que tanto me impedem de crescer. Vou primeiramente procurar e encontrar o melhor método para fazer isso. Vocês são meus irmãos e por isso não quero seguir sozinho. Quero estar ao lado de cada um para caminharmos juntos, compartilhando ensinamentos e aprendizados, corrigindo erros e aplicando novidades, para então evoluirmos.
Assim, inicio minha busca pela verdade e pela extrema felicidade irreversíveis, convidando todos a virem juntos, e aceitando seus convites para conhecer também seus caminhos e suas crenças. Mas lembrem-se, todos temos a capacidade de mudar o que já nos foi imposto, assim como temos o livre-arbítrio.
É isso, com Deus no coração, conto com vocês!

2 comentários:

Anônimo disse...

Léooo. será que te acho aqui?
meu Deus né, qnto tempo O.o. Começou a trabalhar e esqueceu dos amigos? hehehehehe =P
Mudou o blog? tá bem legaal ;]
beejocas =*

Anônimo disse...

Léooo. será que te acho aqui?
meu Deus né, qnto tempo O.o. Começou a trabalhar e esqueceu dos amigos? hehehehehe =P
Mudou o blog? tá bem legaal ;]
beejocas =*