"A harmonia é a linha de conduta da qual toda ação humana deve proceder" - Confúcio
"A suavidade de todas as coisas anula a dureza de todas as coisas" - Lao Tzu

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Tiros em Columbine - no país terrorista

“Tiros em Columbine”, mais que um documentário que retrata o fato na escola dos Estados Unidos, onde dois estudantes entraram armados e mataram doze jovens e um professor. O vídeo traz uma matéria de reflexão, na qual é levantada a questão “o que causa tanta violência nos Estado Unidos, principalmente entre os jovens, que não deveriam estar com armas na mão?”. Este país é o, ou pelo menos um dos, mais armados do mundo. Pena que no momento não tenho dados estatísticos sobre o assunto para lhes passar, mas o importante é que isto é fato, visível e lógico.

Tudo é realmente muito estranho, pois os produtores do documentário vão até o Canadá e constatam que lá, mesmo existindo tanto armamento como há nos Estado Unidos, não existe violência descontrolada. Naquele país, nem sequer os moradores trancam a portas de suas casas, pois não sentem medo. Esta revelação indagou o documentarista de “Tiros em Columbine”, o fazendo perguntar sobre isto a todas as pessoas que conversava. É engraçado, pois um povo supostamente inteligente como os EUA, se perdia neste tipo de pergunta. Não davam uma resposta concreta, nem sequer tinham uma opinião interessante sobre o assunto e no final acabavam gaguejando entre as palavras. A verdade é que estão extremamente confusos com o que acontece no próprio país, ou têm idéias e tentam escondê-las. Porém, continuam vivendo, armados, enganados e infelizes. Seus representantes políticos enrolam até terem que dar as costas para a câmera e fugirem sem explicação. Devemos levar em conta algo transparente: os EUA, desde a época que decidiram se tornar independentes são amantes das armas. Julio Verne sabia disso e romanceou a verdade em livros como “Da Terra a Lua”, que mostra a capacidade daquele povo em inventar tecnologia armamentista pela paixão que possuem. Que aperfeiçoavam cada vez mais suas armas e quando estavam em épocas de paz, perturbados tinham que inventar guerra para se orgulhar e fazer correr adrenalina em seus sangues na hora de usar seus canhões. Mesmo que tivessem que se matar dentro do próprio país. Julio Verne também chegou a uma conclusão: viajando para os EUA e observando a personalidade de cada cidadão daquele povo, previu que um dia iriam ser o império global assim como um dia foi Roma no oriente médio. Isto porque estes norte-americanos eram muito espertos e ambiciosos, porém muito rudes e inconseqüentes. Acrescento que também eram muito positivistas.

Agora, podemos observar que Verne tinha razão, os Estado Unidos são um império, querem mandar no planeta, resolver os problemas através de armas, explorar economicamente os povos, mentir e se fazer de santo enquanto foi o país que mais fabricou armamento no mundo, mais vendeu armas e mais financiou guerras e poder para outros países. Criou ditadores espalhados pelo planeta e depois os derrubou os acusando de terroristas insanos, e continuam a fazer isto. Deu golpes de Estado em países que começavam a se democratizar, conscientizar e beneficiar a nação. Iludiu seu povo para incentivá-lo nas guerras em nome do patriotismo, em quanto soldados lutavam com orgulho, mas sem conhecer a razão, sem saber que estavam sendo enganados pelo seu Governo.

Bom, bem que Julio Verne não deixou de palpitar que, depois de serem o império, pelo menos até 2030 os Estado Unidos irão se autodestruir economicamente. O que você vê em relação a isto? O país que impôs o capitalismo selvagem, que destrói povos para dominar, logo irá cair. Suponho que nós, que lutamos contra este império, iremos vencê-lo com ajuda destes próprios. A mídia, que está a par deste capitalismo, pois se beneficia economicamente e é controlada por estes ditadores da vida e da razão dos povos, finge que nada disso existe. Te faz entender que idéias como estas são extremistas e é por isso que quando, verbalmente, falo mal dos EUA (seu governo) e digo que a Rede Globo, por exemplo, deve ser abolida (ou ao menos ser retirado seu direito de concessão de televisão pública), as pessoas me chamam de radical e anti-social. Incrível!

Nenhum comentário: